Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Leidiane: uma estória de sucesso através do Pronatec

Leidiane Araújo: sorte grande
Leidiane Araújo: emprego e futuro melhor
Solteira, desempregada, 23 anos, 2º grau incompleto e com um filho de apenas 8 meses para criar. Esta era a situação de Leidiane Aparecida de Araújo no dia em que buscou ajuda no Bolsa Família.

Leidiane ainda não sabia, mas naquela hora sua vida começava a melhorar. Ela não recebeu ajuda do Bolsa Família, mas recebeu orientação e agarrou-se à oportunidade que lhe foi oferecida. Semanas depois ela estava qualificada e tinha um emprego com carteira assinada.

Quem mostrou o caminho a Leidiane foi a servidora Maria do Carmo Alves Moura, 53, assistente social encarregada do cadastramento no programa Bolsa Família (foto). Maria do Carmo explicou a Leidiane que ela não se qualificava para receber a ajuda do programa, mas que podia fazer coisa melhor: ela podia se inscrever num dos cursos técnicos oferecidos pelo PRONATEC.

Maria do Carmo
Maria do Carmo
É Maria do Carmo quem nos conta: “Leidiane estava sem trabalho e procurou o Bolsa Família para conseguir um benefício. Ela tinha um bebê e vivia na dependência da mãe e do padrasto”. Eu disse a ela que o emprego e a seguridade social valiam mais que o Bolsa Família. Transferência de renda é só para tirar pessoas da fome e da miséria. O caminho para uma vida melhor é através da educação, dos cursos técnicos que preparam a pessoa para conseguir empregos melhores.

Leidiane agarrou a oportunidade. É ela mesma quem conta: “eu havia trabalhado antes em fábrica de calçados e queria uma oportunidade diferente, em outra área. Achei interessante o desafio e me inscrevi no curso do Pronatec. De repente vi que não precisava do Bolsa Família, mas de uma oportunidade de qualificação, porque o melhor mesmo é trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro.”

Para frequentar as aulas noturnas, Leidiane mudou-se do Engenho do Ribeiro para Bom Despacho. Sua mãe ajudou, tomando conta do bebê à noite, enquanto Leidiane assistia às aulas do PRONATEC.
 
Na última semana do treinamento, a instrutora do Pronatec enviou o currículo de Leidiane para o Hotel JB, que pedira uma indicação. Bem qualificada, ela foi contratada imediatamente. Ela mesma nos conta: “No dia seguinte eu já estava trabalhando. O curso do Pronatec me preparou muito bem através de aulas teóricas, práticas e visitas técnicas. Me deu oportunidade para uma nova profissão que está mudando minha vida”.

Cleuvane: funcionária qualificada e valorizada

Cleuvane e João Bosco: Leidiane veio bem qualificada
Cleuvane e João Bosco:
"Leidiane veio bem qualificada"
Os administradores do Hotel JB estão satisfeitos: “Precisávamos de alguém que tivesse conhecimento para assumir a função, não como aprendiz, mas como profissional. Apostamos no treinamento do Pronatec e conseguimos uma funcionária qualificada e pronta para o trabalho”, diz Cleuvane Ferreira do Amaral Quintino da Silva, esposa de João Bosco Quintino da Silva, o Cabeçote, e responsável pelo Hotel JB (foto).

Gratidão e alegria.
Dias atrás, uma jovem se encontrou com Maria do Carmo na rua. Com lágrimas nos olhos, abraçou-a e agradeceu pela oportunidade. Era Leidiane que aproveitava aquele encontro casual para mostrar sua gratidão.

Maria do Carmo nos conta, emocionada: “Fiquei muito feliz! Uma jovem usuária do Bolsa Família me agradeceu imensamente por tê-la direcionado para o curso de Camareira do Pronatec, que estava começando. Ela foi à luta, estudou e conseguiu emprego no Hotel JB. Vitória para o nosso trabalho.

Vitória para o trabalho de Maria do Carmo e vitória para o esforço de Leidiane Araújo que fez sua parte: frequentou as aulas, estudou com afinco e agora trabalha com dedicação.

Diplomação

Ontem, Leidiane Aparecida de Araújo recebeu das mãos do prefeito Fernando Cabral, seu certificado de conclusão do curso de camareira em casa de hospedagem. Ela e mais 70 formandos dos cursos de auxiliar financeiro, cuidador de idoso, auxiliar de cozinha, cabeleireiro, manicure e pedicure.

Leidiane e suas colegas e seus colegas estão de parabéns pelo sucesso merecido após o esforço e dedicação.

O PRONATEC vem ajudando muita gente a escrever estórias de sucesso e alegria, como a estórias de Leidiane Araújo. Venha você também.

As inscrições para os cursos do PRONATEC estão permanente abertas na Rua Faustino Teixeira, 421, bairro São Francisco. Atualmente cerca de 400 alunos estão fazendo cursos. Em 2014 a prefeitura deverá abrir pelo menos 1.500 vagas. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem todo o material didático, uniforme e uma bolsa equivalente a R$ 2,00 por aula assistida.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781