Ruas e praças da cidade têm poucas ou nenhuma árvore

A Prefeitura de Bom Despacho vai repassar mudas de árvores para pessoas, empresas e associações que quiserem entrar no programa “Adote uma Árvore, Adote uma Praça”. O programa, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, tem como objetivo aumentar a arborização das vias públicas da cidade através de parcerias com a comunidade.

A Prefeitura fornece a muda e faz o plantio, enquanto ao parceiro cabe cuidar e proteger a árvore para que ela cresça saudável”, explica a secretária de Desenvolvimento Urbano, Marilene Rocha, a Malê.

Secretária Malê: buscando
parceiros para arborizar cidade
A Secretária explicou que o projeto paisagístico de cada intervenção será feito pela Prefeitura para depois entregar o local aos cuidados dos parceiros. Além disso, quem adotar árvores ou praças poderá colocar uma placa indicando o seu patrocínio na área benefiada.

Parceria com IEF
As mudas usadas no plantio – selecionadas entre espécies apropriadas para arborização urbana – serão fornecidas através de parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). “Nesse primeiro lote produziremos 300 mudas para a Prefeitura. Dependendo dos resultados do projeto, o IEF fornecerá mais mudas pela importância da iniciativa”, destacou José Romeu da Silva, chefe do escritório local do IEF.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano alertou para a falta de árvores na zona urbana de Bom Despacho. “Por isso a cidade é quente e seca, com baixo índice de umidade do ar. Mas a arborização diminuirá o calor e aumentará a umidade ambiental, além de purificar o ar e diminuir a poluição”.

Empresas já confirmadas
Nessa terça-feira (19/2) três empresas já haviam confirmado participação no projeto “Adote uma Árvore, Adote uma Praça”. A Casa Bela cuidará do canteiro em frente à sua loja, na Avenida das Palmeiras; o Colégio Miguel Gontijo tomará conta da Praça do Colégio, enquanto a Vidromat ficará responsável pela rotatória da Praça Inconfidência. “Estamos propondo a mesma parceria a outras empresas da cidade”, explicou Malê.

Pessoas, empresas e instituições interessadas em participar do projeto devem fazer contato através do e-mail desenvolvimento-urbano@bomdespacho.mg.gov.br ou comparecer pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Praça Irmã Albuquerque, 45).