Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

Cine Regina: uma casa de cultura para Bom Despacho?

O Cine Regina foi um dos pontos altos de Bom Despacho nas décadas de 50 e 60. Uma salão que ainda é espetacular para hoje, imagine-se para a época! Lá estive semana passada. Está empoeirado, mas muito bem conservado. No salão de entrada, os nichos para colocar os cartazes das próximas atrações. As bilheterias, emparedadas, mas preservadas. As cadeiras, todas lá, embora deslocadas.

O Cine Regina não é apenas um local para saudosistas. É a própria história de Bom Despacho. No meu governo, negociarei com a família do Dr. Juca - o visionário que construiu o local - para que ali se instale o ponto inicial de nossa Casa de Cultura. O cinema seria restaurado com seu esplendor e glória, seu luminoso na fachada, sua música prefixo.

A música prefixo, certamente gravada na cabeça de todos os bom-despachenses que frequentaram o cinema era Gavota Estefania (ouça abaixo uma versão diferente daquela usada pelo cinema).

4 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que recordar é sofrer duas vezes, mas ao ouvir esta música inesquecível só revivi momentos maravilhosos da minha infância e adolescência. Espero e desejo ver nosso Cine Regina outra vez com sua porta aberta para nós. Parabéns pela iniciativa. Alair Conceição do Couto.

Anônimo disse...

Por que vc como vereador não fez nada pelo teatro e cinema da cidade? Vi aqui no seu blog uma matéria em que vc pega carona, aparece ao lado de pessoas que trabalharam pelo visto sem apoio político.Vc com toda formação não deveria cometer tal deslize. Virgílio

Fernando Cabral desmente... disse...

Você está mal informado, Virgílio. Dei apoio continuado ao teatro e ao cinema. Divulguei, participei, apoiei de várias formas. Inclusive materialmente. Já cheguei a bancar, quase sozinho, com dinheiro do meu bolso, apresentação de teatro na Praça da Matriz.

Assim, lamento dizer, mas quem comete o deslize é você, de falar sem se informar (aliás, seu nome é mesmo Virgílio? Isso mais parece pseudônimo).

Saulo disse...

Seria bom Reativar e fazer também uns festivais musicais, de todos os estilos. Por que bom despacho tem potencial para exportar cultura, mas parece não haver muito espaço aqui para as bandas...

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781