Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Banco do Brasil e Caixa cobram juros mais altos do que bancos privados

O governo federal tem se esforçado por baixar os juros. Nesse sentido, foi  sintomático o discurso que Presidente Dilma fez no dia do Trabalhador. Mais sintomático ainda foi a alteração nas regras da poupança. Em teoria, a mudança permite que a taxa SELIC caia abaixo de 8,5% sem prejudicar a venda de títulos do governo.

Nessas circunstâncias, é paradoxal e irônico ver que os dois bancos mais importantes do governo – a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil – não estão colaborando. Eles estão entre os bancos que praticam os juros mais  altos.

Os exemplos do quadro abaixo  mostram a situação:
Números extraídas de tabela publicada pelo Banco Central em 10/5/2012

Esses números mostram duas coisas: a primeira é que quem toma empréstimo deve procurar bancos diferentes. A segunda é que os bancos oficiais não estão fazendo a sua parte para baixar os juros para a população. Basta ver, por exemplo, que a Caixa cobra  5,93% de juros na aquisição de bens, enquanto o Banco Volkswagen cobra  0,5%. Ou que o Banco do Brasil cobra 8,69% ao mês no cheque especial, enquanto o Banco Prosper cobra 2,09% ao mês.

Para agravar a situação, o Banco do Brasil costuma impor maior reciprocidade do que os bancos privados.

Finalmente, convém notar que nas últimas semanas as taxas têm variado bastante. Geralmente caindo. Além disso, os bancos têm ofertas especiais para clientes privilegiados. Os números acima, publicados pelo Banco Central do Brasil, representam a média.


Um comentário:

Natanael disse...

Temos que entender quando se trata de bancos que trabalham no varejo as taxas de juros são notadamente mais altas, desafio ao trabalhador comum que quer taxas especiais procurar o Banco Prosper para conseguir cheque especial ou o Societé Generale para crédito pessoal ou GMAC e BMW FINANCEIRA S A CFI para financiamento de veículos, acredito que sequer terão acesso a informações. Quando se trata de valores altos e demandas especiais as taxas são diferentes, inclusive BB e Caixa tmb tem taxas especias para esse tipo de demanda, o BACEN publica as taxas das operações mais contratadas. Sem falar que se formos observar as vantagens de modo geral quanto a taxa de todos os produtos disponibilizados pelos bancos, sem dúvida alguma BB e Caixa ganham em disparado em relação aos outros e são estes que o trabalhador comum pode contar.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781