Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Wikipedia em inglês sai do ar por 24 horas

Desde a meia noite de Washington (3 horas da manhã no Brasil) a Wikipedia em inglês está fora do ar. Esse apagão está programado para durar 24 horas. Trata-se de um protesto contra o SOPA e o PIPA.
SOPA é acrônimo da expressão inglesa "Stop Online Piracy Act" (Lei Antipirataria Online); PIPA  é acrônimo de "Protect IP Act" (Lei de Proteção do IP). IP, por sua vez, significa "propriedade intectual (Intelectual Property)

Esses são dois projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Em sínteses, seus defensores, alegando proteger os direitos intelectuais e pirataria na Internet, na prática querem estabelecer uma censura rígida na Internet.

Informações detalhadas estão disponíveis aqui (SOPA) e aqui (PIPA). O andamento do projeto na Câmara dos Deputados está aqui e aqui. Um sumário dos malefícios das leis pode ser encontrado  aqui

Para quem defende a livre circulação das ideias, combater tais projetos de lei é lutar por uma Internet livre (como tem sido), aberta e segura.

Para emergências,  a Wikipedia em inglês pode ser acessada por dispositivos móveis e smart phones. Pelo computador ela pode ser acessada com desativação do JavaScript.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781